Programação Funcional em C# — Parte 01

Composição de Funções

Funções Puras

Imutabilidade

Estado compartilhado

Side Effects

O que podemos concluir até agora?

Desvantagens:

  • Em linguagens que não foram feitas para atender, especificamente, o paradigma funcional, podemos ter problemas de processamento e memória. Pois, no caso da imutabilidade, onde cada alteração gera um novo estado, para o C#, por exemplo, acarretaria em um novo objeto sendo criado na memória. Mas não se desespere, vamos ver como contornar isso, e tornar esse paradigma viável! 🤩

Vantagens:

  • Como falamos que o paradigma funcional possui conceitos como imutabilidade e o estado compartilhado, tal situação pode nos ajudar a resolver diversos problemas, do dia-a-dia, com relação ao paralelismo. Onde podemos assumir que se você utiliza programação funcional, o seu código será Thread-Safe.
  • Código funcional é mais conciso, simples e transparente, com isso podemos exaltar um aumento de produtividade tanto na escrita quanto na leitura de códigos.
  • Por fim, consegue-se mitigar bugs. Com programação funcional, você consegue escrever testes mais concisos, sem ter a necessidade de escrever o mesmo teste para N casos distintos. Como as funções são funções matemáticas, um único teste consegue cobrir as funções e, consequentemente, seu código, garantindo uma confiabilidade maior e diminuindo as chances de haver bugs.

--

--

Bachelor in Computer Science, MBA in Software Architecture and .NET Developer.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store