Será que cultura ágil é aplicado apenas para empresas? Tudo bem que atualmente não estamos, fisicamente, na empresa. Mas, mesmo assim, conseguimos ver os times funcionando normalmente (ou quase), as rotinas, ritos, dinâmicas, todas ainda existem. Contudo, como você pode aplicar a cultura ágil/mentalidade ágil dentro de sua casa, voltado para você?

O que é Ágil?

Bom, antes de continuar, vamos entender o que é Ágil. No dicionário, ágil significa eficiente, rápido ou veloz. Mas o que seria, então, a Cultura Ágil? Esta cultura é uma nova forma de pensar dentro de modelos de gestão, com foco em conferir sempre o trabalho que está sendo feito ao ponto onde todos os envolvidos tem conhecimento das responsabilidades individuais e todos são responsáveis pelo que está sendo feito, ou seja, um time.

Ágil dentro de empresas

E como o Ágil funciona dentro das organizações? Como falado antes, o ágil é uma cultura e não processos. Todos dentro de uma empresa ou equipe tem que ter uma mentalidade voltada para a agilidade. Tendo isso, fica fácil de certa forma, pois o primeiro ponto que podemos notar é a colaboratividade, todos os membros se ajudam para atingir um objetivo em comum. Consequentemente, pode-se observar que todos, também, possui um sentimento de responsabilidade pelo que está sendo feito, os envolvidos querem entregar algo de qualidade e de valor! Nota-se que não há hierarquias dentro dessas equipes, todos são tratados da mesma maneira. E, com isso, podemos notar maior autonomia individual, pois onde a sua opinião tem o mesmo peso do que os demais integrantes, você consegue se expor, ou expor suas ideias, sem ter a necessidade de ir até alguém para pedir permissão, por exemplo. Tendo esses conceitos básicos evidenciados, algumas equipes passam a utilizar algumas técnicas como guias, tais como Scrum e/ou Kanban. E seria neste ponto que você pode praticar agilidade em casa!

Agilidade em casa!

Com o estilo de trabalho em casa, adotado por todo o mundo, nós fomos obrigados a se adaptar e isso já é um dos conceitos da agilidade! Projetos não sofrem alteração e tem que ser adaptados?! Além disso, muitas vezes moramos com alguma pessoa, por quê não praticar a colaboratividade com esta pessoa? E porque não terem um objetivo em comum? Como, por exemplo, ambos terem que se dedicar ao trabalho remoto ou encontrar algum incentivo para manter a concentração e foco. E, você consegue ir além até com suas tarefas pessoais e profissionais dentro de casa. Quer saber como, vou fornecer dois exemplos abaixo:

Este primeiro exemplo, mostra claramente um quadro Kanban com as tarefas voltadas para sua Casa. Você pode desenhar um quadro como esse em um papel ou utilizar algum aplicativo (como o Trello) contendo apenas 3 colunas (nada muito complexo) para você se organizar e, a todo momento, você verifica como está suas atividades (lembra que falei que um dos pontos importantes do ágil é conferir sempre o trabalho?). Vamos para o outro exemplo?

E agora, notamos um quadro Kanban voltado para o seu trabalho.

Conclusão

Conseguimos notar que de uma maneira quase que natural, nós conseguimos aplicar agilidade em casa! Sempre verificamos o que está feito e, o melhor, conseguimos separar o que é profissional e o que é pessoal, onde é vantajoso pois serve, também, como um guia para não ultrapassar os limites em algum dos dois cenários (ou você trabalha muito ou esquece do trabalho, por exemplo).

Referências

Bachelor in Computer Science, MBA in Software Architecture and .NET Developer.

Bachelor in Computer Science, MBA in Software Architecture and .NET Developer.